sábado, 13 de março de 2010

Cientistas japoneses descobrem como talidomida provoca malformação em fetos

Cientistas japoneses desvendaram como a talidomida interfere no desenvolvimento de fetos e provoca malformação. A descoberta abre as portas para o desenvolvimento de alternativas seguras ao remédio que mantenham eficácia terapêutica, mas sem efeitos adversos.

A droga foi proibida na década de 60 depois de milhares de crianças nascerem com atrofia dos membros ou problemas cardíacos. Voltou ao mercado na década seguinte - sob rigorosa legislação -, pois constitui uma boa alternativa para tratamento de doenças como hanseníase, lúpus, câncer na medula óssea e artrite reumatoide…


Fonte:
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1526680-5603,00.html

1 comentário:

Êidina Queiroz disse...

Olá meus amigos, tudo bem? Eu usei Talidomida por mais ou menos dois anos, em 1997/98, se nao me engano. Por ser muito branca, o sol e o calor comprometiam demais a minha pele, numa fase em que o lúpus estava ativo, deixando-me com o colo e os braços quase feridos. Entao, meu reumato resolveu administrar a Talidomida. Tive que preencher varios formularios, levar uma declaração do meu obstetra de que eu ja estava com as trompras laqueadas, nao tendo risco nenhum de ter uma nova gravidez e me comprometendo com as declarações. Pegava no proprio hospital universitario da Faculdade do Estado do Rio de Janeiro onde faço tratamento. Minha pele melhorou bastante, até o ponto de ficar sem risco de novas lesoes, aí entao meu reumato suspendeu o uso. Este remedio aqui no Brasil é muito bem controlado, afinal, temos inumeras "vítimas" por desconhecimento ou irresponsabilidade das maes. Grande beijo para o casal amigo.