sexta-feira, 19 de junho de 2009

Nefropatia Lúpica #4

Diagnósticos

Para além dos exames da função renal e das análises da urina, a biopsia renal é o exame de eleição para estabelecer a forma de atingimento renal e, por consequência, o prognóstico do doente. É, por isso, uma situação em que a biopsia tem sempre indicação. Assim, a OMS tem uma classificação baseada na microscopia óptica que, na sua revisão de 2003, divide os doentes em 6 classes:

• Classe I (lesões mínimas), presente em menos de 5% dos doentes;

• Classe II (proliferação mesangial pura), presente em 10 a 25%;

• Classe III (proliferação segmentar e focal), em 20 a 35%;

• Classe IV (proliferação difusa), em 35 a 60%;

• Classe V (membranosa), em 10 a 15%;

• Classe VI (esclerose difusa), que corresponde à insuficiência renal crónica irreversível, em 8 a 15% dos doentes.

2 comentários:

Dani Dias Delgado (Mamy Coragem) disse...

Oi Tony e Claudia.
Amigos ontei fui fazer uma Ultrasson da tireoide deu um nódulo sólido , não sei o que é mas tô ansiosa. Segunda vou ao endocrino. alguém já passou por ak com problemas desse tipo?
bj

Maria disse...

Olá sou a Maria, tenho nódulos na na "G" da tiroide do lado direito sou seguida no Hosp, Egas Moniz, na Endróc. segundo os novos exames tenho Bócio Nódoloso com Hipótirodismo, de momento tomo a medicamentação, controlam todos os meses, com análises e palpação e vamos caminhando assim, Tem vários sitomas:- como, fica mais nervosa,tem modanças de humor, pele seca,taticardia,dificuldade de respirar, engulir, mas não é sempre, dá um cansaço imenso, e depende de doente para doente, se só tiver esse problema é de fácil controlo, mas como diz o meu médico cada doente é único.
Desejo-lhe as melhoras vou passando por aqui se precisar algo diga á Claudia ela sabe por onde caminho. Força.
Meus amigos, vim vesitá-los desejando com todo o meu coração que tudo esteja correndo bem com vocês.
Beijos com muito carinho e o resto de fim de semana bom.
:)Maria